Endodontia / Tratamento de canal


Você já ouviu falar em Endodontia ? E em tratamento de canal ? Aposto que sim.

Agora você vai descobrir que endodontia e tratamento de canal são a mesma coisa. E também que há muitas outras informações que é preciso saber sobre essa especialidade da Odontologia. Assim, você nunca mais vai fugir do seu dentista na hora que mais precisar.

Endodontia e tratamento de canal significam a mesma coisa.

O que é Endodontia?

Endodontia é a especialidade odontológica que cuida da parte interna (“Endo”) do dente (“dontia”). Ou, como já mencionamos, é o popularmente conhecido tratamento de canal. Essa função é exercida pelo endodontista. Porém, dependendo da sua complexidade e gravidade, outros profissionais da área também são capazes de realizar.

Como é o tratamento de canal dentário?

O tratamento é feito na parte interna do dente, ou seja, no canal. Trata-se da extração da polpa, também chamada de tecido mole. Esse tecido pode estar inflamado, infectado ou até mesmo morto, dependendo do estágio que a inflamação se encontra. Após essa remoção, o endodontista preenche o canal com a obturação. Isso nada mais é do que uma placa que irá proteger a abertura feita de outras infecções e bactérias. Assim, mantém a funcionalidade e estética do dente.

Principais sintomas

Em geral, os principais sintomas que indicam a necessidade de buscar um endodontista são:
– Dor de dente: aquela dor persistente e que é potencializada ao ingerir alimentos frios ou quentes;
– Dor no maxilar (superior) ou na mandíbula: essa dor é reflexo da dor do dente inflamado e pode causar até dores de cabeça e de ouvido;
– Trauma aparente: dentes escurecidos podem ser um sinal de infecção;
– Inchaço: é comum aparecer bolhas de pus ou de sangue ao redor do dente inflamado;
– Dificuldade para mastigar: acontece por conta do inchaço ao redor do dente;
– Exposição do nervo: causado por alguma fratura no dente.  

Por que eu preciso fazer tratamento de canal?

O tratamento de canal é indicado para quem possui uma cárie profunda ou quando há alguma lesão ou inflamação no dente. Além da dor e da sensação incômoda, com o tratamento você evita situações piores. Essas situações podem envolver um abscesso, que é o acúmulo de pus na cavidade da gengiva e que pode ocasionar mais dor e lesões ainda mais profunda. Ou até mesmo a perda total do dente. Febre e inchaço também são algumas das reações para quem não realiza o tratamento.

Fale comigo, terei o prazer em atendê-lo e em ajudar você a ter os dentes lindos e o sorriso perfeito que sempre sonhou.
Estou disponível também via Whatsapp e através das redes sociais Facebook e Instagram.

Newsletter